Clique para saber mais!
Av. Regente Feijó, 944, sala 1105 b. Edifício Anália Oficces
(11) 3476-7002
(11) 94537-7474
A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica. É frequente o desejo de melhora do abdômen após gestações ou alterações do peso. Nessa cirurgia, o excesso de pele abaixo do umbigo (pochete) é retirado. Outra possibilidade é o tratamento da diástase dos músculos, de hérnias umbilicais e em outros locais da barriga, bem como a retirada de estrias e cicatrizes localizadas abaixo do umbigo. No momento da avaliação, iremos entender suas necessidades, avaliar os possíveis fatores de risco para o procedimento e realizar a preparação através de exames pré-operatórios. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões plásticos, auxiliares, anestesista e fisioterapeuta. A anestesia pode ser tanto a peridural como a geral.
A cicatriz é localizada na mesma posição da cicatriz da cesárea, sendo facilmente coberta por roupa íntima.
Pacientes que apresentam flacidez na barriga com sobras de pele decorrentes de gravidez ou grandes emagrecimentos são as candidatas ideais para essa cirurgia. Uma observação importante, no caso das mulheres, é a realização dessa cirurgia após encerrar o desejo de gestar. A abdominoplastia não impede novas gestações, porém o resultado estético ficará comprometido com uma gravidez ocorrendo após a cirurgia.
Em torno de 3 semanas.
A cicatriz ficará localizada em local que possa ser coberto por roupa íntima (calcinha, biquíni, cueca). Cicatrizes prévias como as de cesárea habitualmente são removidas. Realizamos uma incisão no abdômen inferior e todo o tecido superficial é descolado até a transição com o tórax. Os pequenos vasos sanguíneos deste trajeto são cauterizados e, após a ressecção dos excessos de tecidos que foram planejados para serem removidos, trata-se a flacidez muscular (se presente) “amarrando” os músculos com fios inabsorvíveis, reposiciona-se os tecidos abdominais com posterior reinserção do umbigo, que ficará geralmente na mesma altura do original. São dados pontos de diversos tipos (internos e externos) que serão retirados conforme programação no pós-operatório. Coloca-se um dreno na região do púbis que será removido entre 5 a 7 dias de pós-operatório, de acordo com a avaliação médica.
O resultado definitivo dessa cirurgia ocorrerá em aproximadamente 6 meses. Nesse período é necessária atenção especial na manutenção do peso e nos cuidados de pós operatório. Realização de cuidados da pele, drenagens linfáticas irão acelerar a recuperação e melhorar o resultado final.